Um morto e feridos no Rio de Janeiro

Um morto e dois feridos graves é o balanço do confronto entre adeptos do Botafogo e do Fluminense, ocorrido nas ruas do Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro, pouco tempo antes de as duas equipas entrarem em campo para discutir uma partida da Taça Sul-Americana (1-1). O terceiro batalhão da Polícia Militar, que atende a região, afirmou que a briga tinha sido anunciada e marcada pela Internet, no site de relacionamentos Orkut, muito popular entre os brasileiros, que são a esmagadora maioria dos usuários.

Segundo as investigações preliminares, o tumulto na rua começou quando adeptos do Vasco da Gama e da Fúria Jovem, uma das claques do Botafogo, emboscaram elementos da “Young Flu”, que deixavam a sede da torcida em direcção ao Maracanã.

Os desafiantes chegaram em bando em três autocarros e a confusão começou com insultos e queima de foguetes, mas rapidamente evolui para um tiroteio que terá durado mais de 20 minutos. Um adepto não identificado foi baleado no tórax e morreu durante o atendimento no hospital local. Um vascaíno de 17 anos, atingido no abdómen, e um torcedor do Fluminense, baleado no rosto, ficaram internados e sofreram intervenções cirúrgicas. Além dos feridos a tiros, houve pelo menos dois carros incendiados e outros feridos que não recorreram ao socorro no hospital

O Orkut tem estado na berlinda no Brasil, por ser uma ferramenta muito utilizada para fins ilícitos, como “agendamento” de brigas entre facções de adeptos, venda de drogas e montagem de redes de prostituição infantil e pedofilia. De resto, o Google Brasil foi intimado a fornecer os endereços de IP de 38 usuários do Orkut que estão a ser investigados neste último âmbito, e apesar de ter recorrido da decisão da Procuradoria de São Paulo, viu a Justiça Federal do país manter a intimação. A empresa brasileira subsidiária do Google, por sua vez proprietária do Orkut, argumentava não poder fornecer os endereços por estes estarem centralizados na sede nos EUA, onde a legislação não permitiria a divulgação.

Em Dezembro passado, adeptos da Fúria Jovem e do Fortaleza envolveram-se em confronto e um torcedor de cada facção foi morto e dois rivais acusados formalmente pelo homicídio. Na semana anterior, o Orkut tinha sido usado para provocações e ameaças, tal como na passada quinta-feira.

Fonte : o Jogo