Copa do Brasil - Flamengo x Vasco

Copa do Brasil - Flamengo x VascoCopa do Brasil - Flamengo x Vasco

Os últimos títulos nacionais de clubes cariocas aconteceram em 2000 e 2001, conquistados por Vasco e Flamengo. O primeiro se sagrou campeão da polêmica Copa João Havelange, o outro da extinta Copa dos Campeões.

Em 2006, um dos dois acabará com o jejum do Rio de Janeiro: a partir de 21h45 desta quarta-feira, no Maracanã, entra em jogo o troféu da Copa do Brasil, que garante uma vaga na próxima Libertadores da América.

Independente de quem marcar mais gols, a final que começa nesta quarta-feira já entra para a história como a primeira da Copa do Brasil disputada entre clubes do mesmo estado. Até então, o Flamengo ganhou o único título carioca no torneio, ao bater o Goiás em 1990. Das 17 edições, o Rio Grande do Sul venceu seis, sendo quatro com o Grêmio e uma com Internacional e Juventude. São Paulo tem cinco conquistas - Corinthians (2), Palmeiras, Santo André e Paulista (os dois últimos em cima de equipes do Rio) - e Minas Gerais quatro, todas com o Cruzeiro. Santa Catarina, com o Criciúma, tem uma.

A temporada 2006, aliás, contraria quem já acusava o fim do futebol carioca. Além da final 100% na Copa do Brasil, o estado vê o Fluminense na quarta posição do Brasileiro e, portanto, na zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Essa competição já terá um representante do Rio de Janeiro no ano que vem. Só resta definir se será o time da Gávea ou de São Januário, pois desta vez os pequenos clubes paulistas não são mais um incômodo na decisão.

FLAMENGO x VASCO

Copa do Brasil - Flamengo x Vasco Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de julho de 2006, quarta-feira
Horário: 21h45 (Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Hilton Moutinho (Fifa-RJ) e Ana Paula Oliveira (Fifa-SP)




FLAMENGO: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Toró, Renato e Renato Augusto; Ramírez e Luizão

Técnico: Ney Franco

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Braz e Diego; Yves, Andrade, Ramon e Morais; Valdiram e Edílson

Técnico: Renato Gaúcho